sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Quando 48 dividido por 8 dá 15...

Oito amigos estavam tomando cerveja e pediram a conta.O barman avisou:
_"Dá R$ 48,00". Entre eles havia "um espertinho " e que sabia matemática, pois estudara mais do que todos os outros, que logo disse:_"Dá quinze reais para cada um" e foi logo pondo na mesa seus R$15,00. Um deles seguido de outros dois protestaram:_"Não, não dá tudo isso". E o espertinho:_"Dááá!Quer ver!Deixe-me fazer a conta, já que vocês são uns burros, não estudaram e não sabem fazer mesmo"! E dividiu.Veja como:

48 /8
40 15
0
Percebeu que na divisão dele, deu 15?

Com esta demonstração, os três que reclamaram concordaram em pagar R$ 15,00 cada um.Porém , um deles ainda não "engoliu" e disse:_"Tire a prova desta conta para eu ver se a conta tá certa mesmo, pois já ouvi falar que tem que tirar a prova, para conferir se tá certa". E o espertinho:_"Deixe-me tirar, pois você também não sabe". E tirou.Veja como fez:

15
x 8
________
40
+ 8
________
48

Percebeu o que ele fez?

Depois de tirada "a prova", mais três deles pagaram.Restou então o último, que disse:_"Ainda não me convenceu.Faça esta conta de outra maneira,somando as parcelas.Se der quinze, eu pago".E o espertinho, vendo que sua "trapaça", poderia ser descoberta, se apressou em dizer:"Deixe que eu faço , pois você é como os outros, quase não estudou e não sabe Matemática". E fez uma soma.Veja:

15
15
15
15
15
+ 15
15
15
______
48

E aí, notou a esperteza?
Depois desta demonstração o último deles pago mais R$ 15,00.
Você ainda nãodescobriu como ele fez estas operações matemáticas?
Obs.:Em breve colocarei as operações scanneadas, para quem ainda não as entendeu.

Responda:
*Quantos reais ele arrecadou?
*Pagando a conta, quantos reais ainda lhe restou?
*Se tivesse feita a conta de forma honesta, quanto dava para cada um?
*Você acredita ser possivel alguém enganar outros desta maneira, sem ser desmascarado?

Um comentário:

japa disse...

Você pode disponibilizar a conta scaneada para mim?