segunda-feira, 19 de novembro de 2007

A Matemática do dia-a-dia

Na sexta-feira (16-11), em meu carro, uma mulher disse que queria comprar um vitrô para a casa que ela está construindo.Pediu-me para comprar para ela, um vitrô de 70 cm por 70 cm. O vendedor da loja, na qual eu parei, disse-me que não existem vitrôs com essas dimensões.Que há 60 x 70, 60 x 80, etc.Ela então disse que podia ser o de 60 cm por 70 cm.Ao chegar na sua construção, ela foi entregar o dito vitrô ao ajudante da obra.Entregando, ela disse:_"Fala para fulano ( o pedreiro), que não tinha do jeito que ele recomendou, veio um maior".

Naquele momento me bateu a idéia de que era a afirmação que ela fez, um grande exemplo do uso da Matemática em nosso dia-a-dia.Resolvi colocar neste ambiente, com o seguinte questionamento;

*Tem razão a mulher quando disse que um vitrô de 60 cm x 80 cm é maior que um de 70 cm x 70 cm?
*Você acha que ela foi pela aparência, sem nenhum embasamento?
*Qual a área de cada um dos vitrôs?
*Qum é maior?


Obs. Lembre-se que ambos são retangulares, só que um é quadrado.

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns, Ourives!!
Muito bom o seu blog.Continue inovando.

Ourives Filho disse...

Obrigado Nilva, por ter participado do meu blog.